Páginas

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Documentos sobre a Missão Indígena dos Índios Jucá, no Sertão dos Inhamuns/CE

Documentos sobre a Missão Indígena dos Índios Jucá, no Sertão dos Inhamuns/CE

                                                                  Heitor Feitosa Macêdo

         As chamadas “missões indígenas” correspondiam a uma nova estratégia da Coroa portuguesa na tentativa de facilitar a invasão dos “brancos” pelo interior do continente brasileiro, o “sertão”, confinando os nativos num pequeno espaço, para que, assim, os vassalos tivessem terras “suficientes” para criar seus gados, etc.
         Ao tempo das primeiras incursões povoadoras nas proximidades do Sertão dos Inhamuns/CE, no final do século XVII e início do século seguinte, os índios formavam uma verdadeira barreira humana às invasões europeias, pois, além da eficiência de sua tradição bélica, detinham conhecimentos fundamentais para resistir militarmente, isto porque conheciam a geografia sertaneja, as fontes de água e os alimentos silvestres.
         Não foi à toa que, no período destas invasões, ainda estava ocorrendo um dos maiores conflitos do interior nordestino, quiçá, do Brasil, conhecido na História com o título de Guerra dos Bárbaros, Confederação dos Cariri e, também, Guerra do Assú.
         Os índios Jucá surgem na historiografia cearense justamente desempenhando papéis de caráter militar, combatendo outros índios e colonos portugueses, fazendo jus ao nome adotado: “jucá”, matador. Ocorre que, na Guerra Civil de 1724, no Ceará, estes autóctones aparecem lutando ao lado de gente “branca”, os Feitosa, a fim de fazer resistência à família Montes, cujo patriarca, João de Montes, havia marchado com o paulista Domingos Jorge Velho para o Assú, no Rio Grande do Norte, onde protagonizaram cruentas batalhas contra os “tapuias”, por ocasião da referida Guerra dos Bárbaros.
         O fato é que os Jucá se retiraram na companhia dos seus aliados, que haviam se tornado proprietários de quase todo o Sertão dos Inhamuns. Então, passado o período das batalhas mais sangrentas, os tais índios foram aldeados na Missão do Jucá, no ano de 1727, no atual núcleo urbano de Arneiroz, no Boqueirão das Inhaumas, ou seja, no lugar onde o Rio Jaguaribe atravessa duas enormes serras.
         Algumas vezes os Jucá abandonaram a sede da Missão para se esconderem no interior das matas. No entanto, o governo português obrigava-os a retornar ao nicho da catequese, e isto por diversos motivos, sendo que a principal razão ligava-se ao extermínio destes índios, promovido pelos seus antigos aliados, que estavam insatisfeitos com os furtos de gados.
         Por muitos anos, o padre responsável por esse aldeamento foi o pernambucano José Bezerra do Vale (ou da Costa), o qual, desde 1721, havia construído uma casa de taipa às margens do Rio Umbuzeiro, no atual município de Aiuaba/CE, a algumas dezenas de quilômetros da Missão.
         Uma feita, os vaqueiros da fazenda do dito padre encontraram uma adolescente da tribo Jucá nas proximidades da casa grande e, imediatamente, levaram-na ao seu senhor. Este, afeiçoando-se à jovem índia, com ela se amasiou, dando-lhe vários filhos. Há quem diga que o padre José Bezerra do Vale, na verdade, viveu maritalmente com duas caboclas: Micaela Jorge e Páscoa Ferreira. Mas esta é uma questão ainda não totalmente esclarecida!
         Em 1779, os habitantes “brancos” das cercanias das missões do Jucá e da Aldeia do Miranda (Crato/CE), as quais já haviam sido elevadas à condição de vilas, solicitaram às autoridades a retirada dos índios a pretexto de “aumento, regularidade e civilidade” destes dois núcleos. Em atenção aos pedidos, os tapuias foram transferidos para o litoral, em Arronches, hoje, Parangaba.
         Apesar dos discursos, visando a posse das terras das Missões, estes aborígenes não desapareceram! Ainda hoje, no Sertão dos Inhamuns, dentre os inúmeros mestiços, pode ser citado, em particular, um grupo chamado de “os Valadão”, cujos integrantes descendem diretamente dos índios Jucá.   
         Mas o que tudo isso tem a ver com o documento mencionado no título deste artigo?
         Os documentos aqui apresentados são os assentamentos paroquiais confeccionados na Missão dos Jucá, de 1755 a 1808. Ressalte-se que sua importância é imensurável, pois deste material podem ser extraídas informações preciosas sobre o povo Jucá.
         Apesar de, em sua maioria, tais índios terem originado a atual classe desfavorecida, habitante dos campos e favelas, também ajudaram a compor personagens conhecidíssimos no Nordeste como, por exemplo, o Padre Cícero Romão Batista, o qual descende, em linha reta, de uma índia Jucá, Ana Lopes de Faria.
         Tendo em vista a fragilidade destes documentos, a pesquisa nestes arquivos, por anos, se tornou muito restrita. No entanto, graças ao esforço do padre Roserlândio, diretor do Departamento Histórico Padre Gomes, em Crato, agora, é possível fazer a consulta virtual destes manuscritos.
         Boa leitura!

 DOCUMENTOS MANUSCRITOS: MISSÃO DO JUCÁ, DE 1755 A 1808    

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16
17

18
19
20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

8 comentários:

  1. Rapaz, que beleza de raridade! Uma pena que é tão complicada a consulta, com estas partes faltantes e com a grafia da época. Mas sem dúvida dá pra garimpar informações importantes sobre os indígenas e o processo de colonização. Parabéns, meu caro amigo Heitor, mais uma ação sua no resgate da história de nossa região.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tão encantado pela documentação que esqueci de parabenizá-lo pela excelente explanação acerca do processo de colonização, e da resistência efetivada pelos jucás. Quando é que nós poderemos ver isso na forma de um livro? De antemão, fico admirado da excelência de sua escrita. Mais uma vez parabéns, a história, a memória cearense, e a cultura agradecem.

    ResponderExcluir
  3. Raimundo, é uma satisfação imensa poder contribuir com a pesquisa sobre essa gente, nossa gente. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com este texto da origem da minha família , minha origem. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. É muito bom conhecer a história da minha família. Meu bisavô era indígena e veio do Ceará para Rio Branco/AC trabalhar. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer, minha vó e bisavó também são Juká, temos um grupo de retomada Inhamum-Juká, caso esteja interessada em retomar sua ancestralidade, meu número aqui pra você: (85)996545895

      Excluir
  7. parabéns por este magnífico post, e resgate histórico documental

    ResponderExcluir